Metrô de SP ganha tecnologia que informa lotação dos vagões
Um monitor com o desenho da ViaQuatro exibirá os vagões e o quão cheios eles estão, tornando o processo de embarque e desembarque mais rápido e eficiente.
Os passageiros da Linha 4-Amarela, única linha privatizada de São Paulo, ganha tecnologia para indicar em qual carro do trem há mais espaço para viajar. O serviço, inédito em metrôs no mundo, é possível graças a um software que monitora o peso dos carros do trem e gera as informações de carregamento em tempo real nos monitores de TV das plataformas.
O monitor exibe o desenho do trem da ViaQuatro com seus seis carros. Por meio de um sistema de sinalização de cores, semelhante às de um sinal de trânsito, o passageiro poderá identificar o nível de ocupação dos carros: verde para baixo nível de lotação, amarela para médio e vermelho para nível mais alto de lotação. Para orientar o passageiro a localizar o carro mais vazio, as portas de plataforma estarão identificadas por cores e números.
O motivo por trás da ideia
Fruto de desenvolvimento que durou três anos, a ferramenta deve contribuir para tornar o embarque e o desembarque ainda mais rápidos e seguros e a viagem mais confortável. O objetivo é incentivar os passageiros a se dirigir para os carros mais vazios, agilizando o embarque e desembarque nas plataformas. No mesmo monitor, um cronômetro informa quanto tempo falta para a chegada do próximo trem.
A ViaQuatro está sempre atenta à melhoria na qualidade da prestação do serviço. “Adotamos o emprego da tecnologia e inovação para tornar a nossa prestação de serviço cada vez melhor e mais eficiente, garantindo um transporte público de qualidade e conforto”, afirma o presidente da ViaQuatro, Harald Zwetkoff.
Campanha de orientação
Para que os passageiros se habituem a utilizar o serviço, a concessionária ViaQuatro realizará campanha de orientação com distribuição de folhetos, cartazes nas plataformas, placas nas portas e vídeos nos monitores.
Esta notícia foi publicada originalmente no site Ilisp.