Motivação profissional: 6 passos para evitar a frustração com sua carreira
Depois do boom de um novo estágio, um novo emprego ou um novo negócio, as coisas começam a se estabilizar, atividades começam a ficar repetitivas, demandas não são alcançadas e você se vê com o seguinte problema: falta de motivação profissional. Como evitar?
Novidade é sempre revitalizante. Novos círculos de amizade, nova casa, nova rotina e o tão almejado novo emprego. No início, o ambiente de trabalho, os colegas, as demandas, os assuntos na hora do cafezinho e as trocas de experiências são sempre motivos para comemorar e aproveitar a fase de êxtase dessa nova etapa da carreira.
Mas, com o tempo, muitos estagiários, funcionários e até grande gestores, sofrem a etapa de desilusão. Nela, a própria capacidade é colocada em dúvida e nem o salário é capaz de motivar a ir trabalhar. Nesses momentos, como devemos proceder? Como buscar a motivação profissional? Mudar de emprego é a solução? Ou devemos forçar a adaptação a qualquer custo, mesmo contra a vontade?
José Roberto Marques, presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) e com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano, sugere 6 passos para evitar a falta de motivação profissional. “Acredite, essa é uma circunstância muito comum à diversos profissionais, mas pode, sim, ser modificada”, pontua.
• Você enquadra-se no fenômeno de crise com sua carreira?
( ) Não está mais comprometido com os prazos e entregas das suas demandas?
( ) Não participa ativamente das reuniões?
( )Está sem energia para levantar da cama e começar a sua jornada na empresa?
( ) Segunda-feira é a maior tortura da semana?
( ) Participa de intrigas nos corredores da organização?
( ) Anda faltando muito e sem justificativa?
( ) A cada dia que passa, suas atividades estão mais acumuladas?
( ) Você já recebeu mais de uma avaliação negativa do seu gestor?
Se você se imaginou em pelo menos 3 situações dessas, está na hora de começar a identificar de onde vem sua falta de motivação profissional.
• De onde vem a sua desmotivação?
O sentimento (ou a sensação) de sentir-se desmotivado não faz bem ao corpo nem à mente. Uma pessoa desmotivada pode comprometer a produtividade da empresa, diminuir as próprias oportunidades de crescimento e alimentar frustrações e medos pessoais. Os motivos variam, e vão desde uma baixa remuneração até:
– ausência de um plano de carreira;
– falta de reconhecimento por parte do líder;
– problemas de relacionamento interpessoal;
– falta de feedback;
– metas inalcançáveis;
– acúmulo de atividades;
– atrasos no recebimento do salário;
– pressão e cobranças em excesso;
– prazos curtos para entrega de resultados;
– injustiça de direitos entre colegas de trabalho;
– ambiente desconfortável ou precário;
– subestimação da habilidade de realizar determinadas tarefas, entre outros.
• Como evitar a falta de motivação profissional?
1- Desenvolva o autoconhecimento
Quando você desenvolve o autoconhecimento, você é capaz de identificar suas qualidades e competências.
Isso contribui para entregar um trabalho de excelência, potencializando habilidades e sabendo quais são os pontos de melhoria, sonhos e expectativas profissionais, medos e anseios, limitações e pensamentos que podem afetar a sua motivação na carreira. Ao praticar o autoconhecimento, você consegue determinar se a sua atual função na empresa é a correta para o seu perfil e para sua rotina de trabalho, além de conseguir identificar novas oportunidades relacionadas.
2- Desenvolva a sua inteligência emocional
Você sabe lidar de forma madura com pessoas e situações?
Como você age ao receber um feedback do seu gestor? Tem dificuldade para receber ordens? Sabe ouvir críticas? Sabe reconhecer erros? Desenvolver inteligência emocional é aprender a lidar com emoções evitando comportamentos impulsivos. Você se torna capaz de gerir melhor seus sentimentos e ações, desenvolvendo resiliência e diálogo, e aumentando as possibilidades de motivação profissional.
3- Desenvolva um plano de carreira
Garantir motivação profissional é traçar expectativas.
Você tem um plano de carreira traçado? Ele é a visão sistêmica da sua carreira, que ajuda a identificar suas expectativas na empresa, suas chances de crescimento, sua área de maior afinidade, e onde você quer estar daqui a 5/10 anos. Saber exatamente aonde você quer chegar é ter foco e direcionar esforços para determinado objetivo.
4- Desenvolva metas e desafios
Estabeleça metas e desafios na sua rotina de trabalho.
Metas e desafios encorajam o engajamento com suas tarefas diárias. O que quer aprender? Quanto quer crescer nessa empresa em que está? Quem é sua figura inspiradora? Ter um objetivo maior impulsiona a sair da zona de conforto, ir atrás de novos conhecimentos e experimentar novas habilidades.
5- Busque por capacitação profissional
Sua capacitação profissional é condizente com as funções que exerce?
Você acompanha as novidades da sua área e do mercado que atua? Precisa do inglês e está correndo atrás? O conhecimento em informática está atualizado? Com tantas oportunidades de adquirir novos conhecimentos (alguns até gratuitos) através de cursos online, palestras, pós-graduações, workshops, trabalhos voluntários, leitura de livros e revistas, cursos de idioma, feiras, intercâmbios e etc., não existe mais a desculpa para não se capacitar.
A iniciativa de ir atrás de capacitação profissional é valorizada pelas organizações e desencadeia novas oportunidades de atuação profissional.
6- Equilibre a sua vida pessoal e profissional
Crescer na carreira não é abdicar inteiramente da vida pessoal.
É necessário equilibrar a sua vida pessoal e a sua vida profissional. Não adianta bater metas na empresa, subir de cargo e trabalhar para conseguir aumento, se você não tirar um tempo para sua saúde e seu bem estar. Não deixe de realizar os seus hobbies, praticar atividades físicas, passar um tempo com sua família e sair com amigos. Quando a vida profissional não está equilibrada com a pessoal, o estresse e cansaço mental, e posterior desmotivação, prejudicam todos os seus ganhos.
Bons trabalhos!