O mercado e o consumidor mudaram, mas como exatamente?

Novo perfil do consumidor é mais exigente na hora da compra.

O perfil do consumidor tem mudado a cada dia. Principalmente pela melhora da economia alguns anos e ascensão de pessoas que não buscavam novas maneiras de consumir, até mesmo por falta de conhecimento. Hoje, além de comprar o produto, a experiência, o atendimento e o pós-venda, valem muito na hora de conquistar o cliente e, também, na sua experiência com o produto.

Outro ponto é o do consumo consciente, onde não apenas a parte econômica, mas a cadeia de valor e a posição que a empresa emprega com seus colaboradores, é de suma importância, aponta a especialista em sustentabilidade Fabiana Crivano, professora do ISAE/FGV. “O consumidor valoriza as questões como a biodiversidade da marca. O fortalecimento de redes de consumo local, de empresas do seu entorno, também, são tendências do novo consumidor”, aponta Crivano.

A empresa ser sustentável em suas ações é ponto fundamental na briga pela concorrência. Não há mais espaço para as organizações que não se importam com o meio ambiente e as questões climáticas que assolam o Planeta. O consumidor vê isso como um diferencial, e em muitos casos como uma obrigação a empresa ter valores sustentáveis. “Com certeza é um grande diferencial, o consumidor quer consumir algo ‘responsável’, que seja bom para todos”, coloca Fabiana.

Porém, nem todos ainda têm esse olhar sobre na hora de consumir. Como fazer para se tornar um consumidor consciente? O primeiro passo é olhar para o próprio bolso e saber onde está investindo e gastando seu dinheiro. Muitas empresas já expõem seus métodos de fabricação e como isto ocorre. Outro ponto que pode ser conferido é dentro do seu guarda roupa. Doar suas roupas pouco usadas, fazem de você um consumidor que faz o produto girar e não ficar parado.

Na hora de consumir, é importante buscar informações sobre o determinado produto e qual sua procedência, momento em que entra a cadeia de valor. Diversas marcas têm chegado ao Brasil, trazendo uma “pegada” diferente, com materiais recicláveis, que utilizam menos água e que não poluem tanto em sua fabricação. “É importante o consumidor ter consciência disso. Uma empresa que cuida do meio ambiente na hora de fabricar, com certeza entregará algo de valor e qualidade”, detalha Crivano.

Para completar, é importante o consumidor estar atento as novas tendências e sempre buscar o melhor na hora da compra. “Olhar para os produtores locais e que estão ao redor, pode render uma boa economia, além de ter produtos de qualidade. Isso faz de você um consumidor consciente, preocupado com o futuro”, finaliza a especialista.