PALAVRAS TÊM PODER – Repense o elogio
Com direção de Estela Renner, Avon lança documentário sobre a importância de elogiar meninas além da aparência. #Repenseoelogio mostra como o tratamento diferenciado impacta a autoestima e reforça as barreiras de gênero
Qual o impacto de um elogio? Qual o sentido que as palavras de elogio carregam desde a infância até a vida adulta? Como você é visto ou vista pelas pessoas ao ser redor? Como você gostaria de ser elogiado ou elogiada? Será que temos o direito de limitar ou categorizar indivíduos simplesmente pelo gênero?
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# REPENSE O ELOGIO
Meninas escutam que são lindas, fofas, delicadas. Meninos escutam que são fortes, espertos, corajosos. Mas de que forma estes adjetivos reforçam estereótipos e limitam as oportunidades entre eles? Para trazer a reflexão sobre a maneira como a sociedade elogia as crianças e estimular a ampliação do vocabulário de elogios direcionados às meninas, a Avon lança o documentário Repense o Elogio.
Dirigido por Estela Renner, o curta, de aproximadamente 49 minutos, aborda temas relacionados à construção da autoestima das crianças a partir da forma diferenciada como a sociedade cria meninos e meninas.
“É importante aprofundarmos a discussão sobre a desigualdade de gêneros na infância se queremos que a IGUALDADE venha na maior velocidade possível”, opina David Legher, presidente da Avon.
“Este documentário é a nossa contribuição para que mais pessoas parem para refletir sobre a forma como todos nós limitamos as possibilidades da mulher quando elogiamos somente por seus atributos físicos, desde muito cedo”.
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ASSISTA
Disponível gratuitamente aqui, o documentário é parte de um projeto global da Avon lançado dia 18 de outubro.
Como ponto de partida, foi conduzida uma pesquisa online em várias regiões do país para checar quais adjetivos eram os mais lembrados na hora de elogiar cada um dos sexos.
- Quase 80% das palavras utilizadas pelos adultos para elogiar meninas estão relacionadas a aparência, como linda, bonita, princesa.
- Já para os meninos, 70% referem-se a habilidades, como esperto, inteligente, corajoso.
“Inconscientemente, a maioria dos adultos elogia meninos e meninas de forma diferente. Apesar de parecer inofensivo, os elogios têm um poder enorme de estabelecer normas e condicionar quem os está recebendo. Se por um lado os elogios motivam, por outro, eles também limitam. Cada um de nós, por meio de ações simples, ajuda a perpetuar estereótipos ou romper barreiras.”
– explica Gabriela Tebet, pedagoga e pesquisadora de temas ligados à infância.
“Não há qualquer problema em chamar uma menina de linda. Mas esse não pode e nem deve ser sua única qualidade. É preciso ampliar o repertório de elogios e lembrar que meninas e também meninos são lindos, inteligentes e muito mais que isso”.
“Na Avon, acreditamos que todas as garotas são lindas, mas que elas também são muito mais do que isso. O que dizemos para as meninas hoje influencia quem elas serão amanhã”. – Danielle Bibas, vice-presidente global de marcas, comunicação e conteúdo da Avon.
O documentário deu voz a vários adultos, crianças e adolescentes – entre eles, porta-vozes dessa geração, como a cantora MC Soffia e a youtuber Carol Santina. Foram entrevistadas mais de 80 pessoas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Piracicaba, Santos e Recife. A produção durou 10 meses.
“Iniciamos o projeto para falar dos elogios e da importância que eles têm na infância. Mas estávamos falando de algo muito mais complexo. O elogio é só mais um traço de uma cultura que reforça estereótipos”
– conta Estela Renner. “Espero que assim como eu, pais e mães possam refletir melhor após assistirem ao documentário”, conclui.
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IMPACTO SOCIAL
Para contribuir com essa propagação, a Avon conta com o apoio da sua rede de revendedoras autônomas, que envolve mais de 1,6 milhão de mulheres em todo o país, do Instituto Avon. E também da ONU Mulheres, organização global que tem como objetivo promover a igualdade de gênero, assegurando condições adequadas para que mulheres de todas as idades e etnias tenham direitos e oportunidades assegurados.
“A sociedade reforça a cultura de desigualdade de gênero através da linguagem e da educação”. – Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres no Brasil.
“Projetos que trazem o debate e propõem uma mudança de paradigmas são fundamentais. O processo para a igualdade de gênero precisa ser acelerado e mulheres precisam ter mais oportunidades”.
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APOIO DA NATURA
A Natura, que também atua no mercado de beleza nacional como uma grande concorrente, respondeu (e elogiou) a iniciativa da Avon em sua página oficial no Facebook: “Adoramos a iniciativa! Boas ações devem ser compartilhadas! As palavras têm poder! Em dias de tanta intolerância, essa mensagem é libertadora. Estamos juntas! Vamos conversar mais sobre isso, Avon?”
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Sobre a Avon
A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual próxima a US$ 6 bilhões. Comercializa seus produtos em aproximadamente 50 países por meio de cerca de 6 milhões de revendedores autônomos.
Sobre a ação social da Avon
A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco nos direitos da mulher. Nos últimos 60 anos foram investidos mais de US$ 1 bilhão em projetos relacionados. Até dezembro de 2016, a Avon investiu R$ 137 milhões em 257 projetos no país.
Informações: SOKO, Crafting Connections.