Serasa Score, a nova plataforma que avalia a relação consumidor-mercado
A partir de quarta-feira (5), os brasileiros já podem conhecer gratuitamente seu Serasa Score, pontuação que resulta do relacionamento do consumidor com o mercado.
O score vai de 0 a 1.000 pontos e cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.
As empresas podem usar a pontuação como uma informação adicional para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos, além de suas próprias informações para compor sua política de crédito. O Serasa Score (serasascore.com.br) é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades. O score para o consumidor é uma ferramenta já disseminada nas maiores economias do mundo.
“Esta é uma grande vitória para o consumidor. A informação dará a ele poder, pois permite o controle do seu currículo financeiro”, afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian. “O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou involução, e o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa Score beneficiam significativamente quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo, estimulando o cidadão a melhorar seu currículo financeiro e organizar suas contas”, apontou Rossi.
O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian. A pontuação poderá mudar para melhor se o consumidor limpar o nome, pagar suas contas em dia, mantiver dados cadastrais atualizados e abrir o cadastro positivo na Serasa – mais uma forma de melhorar a precisão do Serasa Score, pois as informações de contas pagas em dia também são computadas na pontuação. Para garantir que somente o próprio consumidor tenha acesso às suas informações, após o cadastro no Serasa Consumidor, será necessário passar por um processo de autenticação.
“O ideal é que o consumidor trate o score da mesma forma como trata o seu histórico profissional, onde os últimos cargos ocupados pelo profissional pesam mais na avaliação do empregador. No Serasa Score, quanto mais tempo você tiver sem negativação, melhor sua pontuação”, enfatiza José Luiz Rossi.
O presidente ressalta que o acesso à pontuação estimulará o consumidor a melhorar seu relacionamento com o crédito. “Ciente de que seu bom comportamento financeiro pode contribuir para a obtenção de crédito e condições de financiamento facilitadas, o cidadão se sentirá mais motivado a manter sua vida financeira em ordem, evitando o super endividamento e contribuindo para a tomada de crédito responsável, que ajuda a garantir e fortalecer o crédito sustentável no país e combater a inadimplência”, afirma José Luiz Rossi.
Além da pontuação, o novo serviço gratuito Serasa Score oferece:
1. Fatores de Pontuação: Explica quais são as informações usadas na composição do Serasa Score de cada consumidor;
2. Acompanhamento do seu Serasa Score: Através desta ferramenta, o consumidor tem acesso a linha do tempo histórica do seu Serasa Score
3. Acesso Multi-plataforma: o consumidor pode acessar seu Serasa Score através de qualquer device (computador, smartphone, tablete), sendo necessário apenas acesso à internet
4. Simulador de Score: Através desta ferramenta, o consumidor pode simular quais fatores impactam seu Score, com maior ou menor relevância
5. Conteúdo Educacional: Através de um conteúdo completo, o consumidor tem acesso a informações que o ajudam a melhorar seu Score