Tendência: uso de mídias sociais acelera processo de compra e venda de imóveis

Através das redes sociais, compradores e vendedores de imóveis fecham negócio de maneira mais eficiente.

Imóveis são bens de baixa liquidez. Podem apresentar grande valorização, como ocorreu até dois anos atrás, mas vendê-los, comprá-los ou mesmo alugá-los são tarefas demoradas que demandam esforço, trabalho e paciência. O uso de mídias sociais, porém, tem possibilitado o fechamento de negócios em menos de 30 dias.

O site Proprietário Direto, por exemplo, passou a oferecer aos clientes a possibilidade de publicar todos os seus anúncios na sua fã page do Facebook que já tem mais de 50.000 seguidores. Os anunciantes recebem um email com todas as datas dos posts que serão feitos e também notificações de quando vão ao ar, assim podem acompanhar os comentários no Facebook, interagir, curtir e compartilhar em suas próprias páginas (caso queiram) com muito mais facilidade.

Criada em 2012, a plataforma possibilita o cruzamento das informações sobre interessados e proprietários. A partir daí, as partes são comunicadas. Alguém que procura uma casa ou apartamento em determinado bairro é avisado sempre que há uma nova oferta na região ou em suas imediações. O mesmo ocorre com quem realiza a oferta, que passa a saber que há interessados na aquisição ou locação de imóveis com o perfil do seu. “São identificadas as demais características dos imóveis, como número de cômodos, vagas e área. A partir daí, criamos a conexão para que as pessoas cadastradas negociem”, explica Edgard Faciola, diretor e criador da plataforma.

Através do uso das mídias sociais, a Proprietário Direto passou a acumular cases de fechamento de negócios envolvendo imóveis em tempo recorde. “Recentemente, um apartamento foi alugado 15 dias depois de figurar na plataforma. Há vendas de imóveis que ocorrem menos de um mês após o anúncio. Já registramos casos em que o negócio se concretizou em uma semana”, conta Faciola.

Taty Pilon tentou por dois anos vender um apartamento utilizando meios tradicionais, como outros sites de ofertas. Sem conseguir êxito, ingressou no Proprietário Direto fechou negócio em apenas uma semana. Já Daniel Hidalgo Gonçalez, havia recorrido a outros sites especializados em negociação de imóveis. Embora fosse muito acessado, o anúncio de seu apartamento na Vila Romana acabava por não atrair potenciais compradores. Foi diferente no Proprietário Direto, onde bastaram 27 dias para a venda se concretizar. Atualmente, o Proprietário Direto contabiliza mais de 1.500 registros de interesses de visitas e possui quase 5 mil imóveis cadastrados para locação e venda.

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