VITRINE EXPRESS – O que isso significa para você varejista e você cliente
Vitrine Express é o novo conceito de loja para shoppings. Inédito no Brasil, o novo modelo de negócios já funciona em São Paulo e tem previsão de expansão
Compras online já fazem parte do cotidiano do consumidor brasileiro. Mas, enquanto ainda existe o mercado físico em grandes shoppings e consumidores cada vez mais exigentes, marcas procuram investir em novas propostas de experiência de compra. A começar pelo replanejamento das vitrines.
Realidade virtual, espelhos interativos, guarda-roupas digital e provador sob medida são algumas das tendências já consolidadas nos Estados Unidos, que unem tecnologia ao mercado da moda. No Brasil, caminha-se para o teste com vitrines inteligentes, exibidas em grandes malls, substituindo – com mais conteúdo e inovação – os famosos tapumes.
Estamos falando do novo conceito de Vitrine Express, um novo canal de vendas idealizado pela Atlas Inovações, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o varejo.
Isso reflete o novo comportamento de consumo: imediatista, altamente digital, que valoriza a experiência obtida e que necessita do marketing omnichannel, ou que todos os canais de compra da marca estejam conectados entre si.
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VITRINE EXPRESS
“Queríamos fazer algo diferente que materializasse o e-commerce,
já que seu maior empecilho é a falta do estímulo de sentidos (toque, visão, olfato e até mesmo paladar e audição, dependendo do produto ou serviço). Por outro lado, os custos no mall para quiosque são altos e tapumes são uma dor de cabeça. Daí surgiu a ideia de transformar espaços vazios em áreas de interesse para as redes, varejistas e clientes”,
– conta Rogério Cantarino, diretor da Atlas Inovações.
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O QUE ISSO SIGNIFICA
Vitrine Express é um novo conceito de loja. Sem vendedores e sem estoque de mercadorias.
Com projetos sob medida, a instalação leva apenas dois dias para ser montada.
/ PARA O CLIENTE
Do ponto de vista do cliente, a Vitrine Express possibilita interação visual com o produto antes de efetivar a compra. Ao selecionar o produto (ou serviço) de interesse, o pagamento é feito em totens de autoatendimento. Depois, há a opção de receber o item desejado em casa ou retirar na hora, caso a marca já tenha presença física no mall.
O cliente não sente-se intimidado por vendedores incovenientes e nem precisa enfrentar filas.
/ PARA O VAREJISTA
O baixo custo para os varejistas e a monetização do espaço para os shoppings tornam o negócio atraente. Economiza-se em tempo de organização da vitrine e elimina-se gastos com funcionários. Ao propor a Vitrine Express, há o cuidado da marca em ser transparente com seus produtos e a preocupação com a comodidade da clientela.
O varejista mantém o fluxo dos seus produtos evitando estoques desnecessários.
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JÁ ESTÁ ACONTECENDO
A primeira marca a inaugurar a Vitrine Express foi a ZeeDog, líder nacional em acessórios para cães, no Catarina Fashion Outlet, em São Paulo. A inovação e o sucesso da loja da chamaram a atenção do mercado e em breve o conceito pretende expandir para as redes Sonae Sierra, Sá Cavalcante e Partage. Entre os itens comercializados e colocados em exposição estão coleiras, guias, bebedouros, casinhas e brinquedos para pet.
“A experiência da ZeeDog está sendo fantástica e a cada semana testamos algo novo. O interesse do público é notório e fascinante, mas ainda temos desafios na conversão.
Uma das sacadas deste projeto é a facilidade e agilidade em mudar a adesivação da vitrine, trazendo novas imagens, mensagens, promoções e conteúdos atualizados, que despertem interesse dos consumidores”,
– complementa Rogério sobre o modelo, até então, inédito no Brasil.
Informações: Multifato Comunicação