8 dicas essenciais para fazer seu cliente feliz

Cliente feliz. O seu é? Fundadoras do Clube da Mesa Posta, revelam 8 dicas para garantir que qualquer cliente fique feliz e retorne ao seu estabelecimento

cliente feliz

Foto: banco de imagens.

Especialistas na chamada “Arte de receber bem”, Luciana Locchi e Cristiane Monte defendem que uma boa recepção pode ser tão marcante quanto receber delicioso sorvete de presente. Ambas empresárias, e experientes no mercado de eventos e consultoria, movimentam um e-commerce de produtos para mesa posta e uma loja física no Clube Mesa Posta. Além disso, ministram cursos e workshops para quem quer aprender a “receber melhor”. As especialistas revelaram 8 dicas imprescindíveis para recepcionar e fazer seu cliente feliz. Confira:

1. Atenda imediatamente

Demorar a atender ou atender mau continuam sendo os campeões na lista de insatisfação do cliente.

Quando o cliente não é bem recepcionado ou é ignorado, a primeira impressão já é negativa e difícil de ser consertada futuramente. Parece óbvio ter que priorizar a gentileza, mas poucos atendentes preocupam-se em serem educados e prestativos.

2. Organize o ambiente

Fazem parte de uma boa recepção ao cliente questões relacionadas à organização do ambiente de compra.

Organizar estoque, manter o espaço limpo, evitar música alta ou incompatível com o produto, oferecer água ou um cafezinho, são alguns dos detalhes cruciais para deixar seu cliente feliz e à vontade.

3. Escute seu cliente

A primeira regra para fazer o marketing da sua marca é deixar o cliente feliz, escutando o que ele tem a dizer.

Antes de tentar convencer sobre o quão bom é seu produto, saiba compreender as reais necessidades do cliente para apresentar as soluções mais adequadas que sua empresa possa oferecer. 

4. Projete uma boa base de contatos

Não compre lista de contatos, conquiste-a. 

Reúna e-mail, telefone, redes sociais e outras informações relevantes de seus clientes. Ao projetar um banco de dados, campanhas, promoções, newsletter, cartões de desconto e outras ações conquistarão novos contatos que realmente estão interessados no seu produto ou serviço. Conquiste clientes felizes por bons serviços e não por insistências. 

5. Invista em treinamento de equipe

Uma equipe bem treinada é a garantia de que seu produto ou serviço comunicará da maneira certa.

Sua equipe sabe explicar o produto ou serviço que vende? Ela está alinhada quanto aos valores e missão da empresa? Ela representa bem sua marca? Se sim, você está no caminho certo. Se não, é hora de investir em capacitação e treinamento dos seus funcionários. Eles são os responsáveis por garantir que a mensagem certa chegue ao cliente certo e no momento certo.

6. Comunique-se com seus clientes

Por mais absurda a dúvida ou pergunta, sempre responda seu cliente.

Comunicar-se bem é fazer-se presente nas redes sociais e em todos os canais de atendimento.  Isso contribui para o relacionamento a longo prazo e para que o clientes optem por sua empresa e não pela concorrência.

7. Invista em Marketing Sensorial

Além de estratégia para vendas, o Marketing Sensorial é uma excelente ferramenta de atendimento.

Permita experiências com o produto através dos sentidos: cores, músicas, aromas, texturas, sabores.  Impactar com recursos sensoriais agradáveis interfere no bom humor e no conforto dos seus clientes.

8. Realize pesquisas de satisfação

Monitorar a satisfação dos seus clientes é uma forma certeira de obter feedback sobre sua marca.

— Para identificar o cliente feliz:

  • Monte relatórios, analise, documente, compare métricas de aprovação;
  • Disponibilize dispositivos para avaliação de atendimento;
  • Monitore notícias vinculadas à sua marca;
  • Atualize-se sobre o que seus clientes falam de você nas redes sociais;
  • Sua marca está no Reclame Aqui? Reveja seus erros e conserte mal-entendidos.

Pratique sempre essas 8 dicas nos seus negócios. Lembre-se que seu cliente é sempre rei, e o responsável pelo seu sucesso.  

Boa sorte e bons negócios!


Sobre o Clube da Mesa Posta
O Clube da Mesa Posta é uma empresa em São Paulo, especializada na arte de receber bem. Pioneira no mercado de assinaturas para o segmento, o MP tem o objetivo de proporcionar aos seus associados uma experiência completa sobre tudo que envolve o ato de receber. Seus serviços atendem desde aspirantes de mesa posta até empresas e grandes corporações de eventos.