Na mira: Facebook usará IA para caçar spam e anúncios enganadores no seu feed

Notícias falsas não são o único conteúdo censurável que a maior rede social do mundo está tentando eliminar. Os anúncios enganadores também estão na mira.

Foto via Coderang

O Facebook está desenvolvendo novas políticas, apoiadas por algoritmos de Inteligência Artificial, que farejarão e removerão links com anúncios enganadores do feed de notícias de seus usuários. O Facebook disse que sempre impediu que os anunciantes com “histórico de páginas de baixa qualidade” comprassem anúncios, mas agora expandirá a proibição aos spammers que publicam organicamente várias vezes para que seus links sejam exibidos em feeds de notícias.

“A partir de hoje, estamos desenvolvendo uma atualização para que as pessoas vejam menos postagens e anúncios no Feed de Notícias que sejam ligados às páginas de baixa qualidade”, escreveu o Facebook em seu blog da quarta-feira. “Semelhante ao trabalho que já estamos fazendo para parar a desinformação, esta atualização ajudará a reduzir os incentivos de spammers com interesses financeiros.”

Há dois “componentes chave” para a nova ferramenta de combate ao spam. O primeiro é um banco de dados de centenas de milhares de páginas que contêm “anúncios enganadores, chocantes ou maliciosos” e pouco conteúdo valioso. Estes são o mesmo tipo de sites que o Google pune em seus rankings nos resultados de pesquisa.

O segundo componente é um algoritmo de Inteligência Artificial que examina novas postagens no Facebook para determinar se eles correspondem aos tipos de spam no banco de dados do Facebook. Se o algoritmo detectar uma correspondência alta para um post específico, ele irá empurrar o conteúdo para baixo no feed dos usuários. Se detectar uma correspondência alta em um anúncio, esse anunciante poderá ser banido.

“Ouvimos da nossa comunidade que eles ficam decepcionados quando clicam em um link que leva a um site que contém pouco conteúdo e que está coberto de anúncios enganadores, chocantes ou maliciosos”, escreveu o Facebook.

Não espere uma diminuição enorme no spam de feed de notícias imediatamente. O Facebook disse que vai implantar seu novo algoritmo gradualmente ao longo dos próximos meses.

Via Entrepreneur