Com Adobe Campaign, CREDZ reduz tempo gasto para construir régua de relacionamento
Aquele e-mail indesejado, com uma comunicação sem relevância. Exemplo corriqueiro – e que joga totalmente contra a entrega de boas experiências: este era apenas um dentre os desafios enfrentados pela bandeira de cartões de crédito CREDZ ao estruturar réguas de relacionamento. Este problema foi superado com a adesão ao Adobe Campaign, tecnologia da Adobe para automação de campanhas em diferentes canais.
Com uma carteira de 40 parceiros de redes varejistas que totalizam mais de 1,3 milhão de consumidores em todo o Brasil, A solução ajudou a CREDZ também a acelerar a construção da régua de relacionamento com os clientes das lojas parceiras. Para ações comuns, como a definição da base de clientes – que dependia da solicitação para outra área – a empresa levava, em média, três dias para obter o mailing. Este tempo foi reduzido para 10 minutos com a implantação do Adobe Campaign.
Em termos de performance, a varejista de artigos de surfe Tent Beach, um dos parceiros da CREDZ, já observa resultados. Após a orquestração de e-mails marketing do cartão da loja passar a ser feita com o Adobe Campaign, a marca registrou, em uma única ação, crescimento de 62% no faturamento em recorrência de compras no cartão da marca. Além disso, com o programa de fidelidade atrelado, 90% dos clientes que resgataram os pontos voltaram a realizar compras.
A necessidade de estabelecer réguas de relacionamento nasceu junto com o negócio da CREDZ, apresentada ao mercado em 2011. Segundo Fernanda Carranque, coordenadora de pós-vendas da empresa, o objetivo junto às parcerias firmadas no varejo é manter os cartões ativos, contribuindo para a fidelidade dos clientes às lojas e, consequentemente, com as vendas feitas por elas.
“Todo o processo era feito manualmente, os dados da base de clientes eram inseridos numa planilha e tudo era muito manual. Assim, ocorria um enorme esforço humano de conferência das informações para evitar que, por exemplo, o cliente da loja ‘x’, recebesse a comunicação da loja ‘y’, além de muitas vezes não conseguirmos atender às datas ideais para o envio da comunicação. Isso, definitivamente, ia na contramão dos nossos objetivos e dos parceiros por não entregar uma boa experiência”, reconhece Fernanda.
“Entendemos que a divisão tradicional, em estratégia por escala ou intimidade com o cliente, não existe mais e temos que ter uma atuação simultânea em ambos os modelos. Aqui na CREDZ tentamos combinar Big Data com a inteligência e experiência humana para maximizar os resultados de todas as interações. A Adobe sempre foi para nós uma referência em soluções de tecnologia e marketing e o Adobe Campaign nos trouxe um diferencial competitivo, com a automatização desses processos, e se tornando um elemento-chave para a operacionalização da nossa estratégia”, complementa Fernando Guiselini Junior, superintendente de planejamento da CREDZ.
Atualmente, a régua de relacionamento da CREDZ com os clientes contempla canais SMS e e-mail marketing. Com a solução da Adobe, além da assertividade na comunicação com a base correta de consumidores do varejista parceiro, outro benefício foi alcançado: a customização. Hoje, munida de dados internos das lojas, a CREDZ consegue segmentar o público-alvo de um e-mail levando em consideração a afinidade e produtos mais comprados, por exemplo.
Paralelamente à customização, o Adobe Campaign entregou à CREDZ a possibilidade de integração dos canais SMS e e-mail. Na interface da solução, a administradora de cartões consegue determinar se a comunicação será disparada para a base nos dois canais e definir a ordem dos contatos e mensagens que são enviadas. “Antes, não havia uma gestão que contemplasse todas as pontas, então muitas vezes o cliente recebia mais de uma mensagem e de modo nada orquestrado. Com o Adobe Campaign, essa experiência se tornou positiva e passamos a criar uma régua com uma visão bastante transparente sobre quando acionar o consumidor”, contextualiza a coordenadora de pós-vendas da CREDZ.
Para a implantação do Adobe Campaign, a CREDZ contou com total suporte técnico da Adobe e levou cerca de quatro meses até concluí-la, em abril de 2017. No processo, o ponto mais trabalhoso foi a integração da solução da Adobe com a plataforma da Zenvia, responsável pelos disparos de mensagens SMS à base de clientes dos varejistas parceiros. De acordo com a executiva da CREDZ, a integração passou por etapas em que a própria administradora de cartões de crédito fazia a intermediação, mas ao final – para ajustes finos técnicos – foi preciso envolver as três partes na realização de reuniões.
“Ao mesmo tempo em que investimos bastante energia nessas reuniões, foram momentos proveitosos para a nossa equipe evoluir na operação do Adobe Campaign. O suporte e treinamento que tivemos da Adobe foi essencial para que tivéssemos completo domínio sobre o uso e aplicação da tecnologia”, destaca.
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Adobe Campaign com novas funcionalidades
A independência adquirida pela equipe de pós-vendas da CREDZ no uso do Adobe Campaign fez com que a empresa pudesse tirar o máximo da solução – sempre em prol da entrega de melhores experiências no relacionamento. Um dos recursos desbravados no uso do Adobe Campaign foi o White List: por meio de palavras-chave, agora o consumidor escolhe se deseja ou não receber a ligação para desbloquear o cartão, por exemplo. Isso tornou o contato do time de telemarketing muito mais assertivo.
“É o mesmo princípio utilizado em e-mails marketing, com botões Call-To-Action. Assim, evitamos contatos indesejados pelo cliente dentro de nossa régua de relacionamento, e o telemarketing pode trabalhar com maior assertividade. No fim, jogamos a favor da experiência do consumidor na relação com as marcas, além de termos subsídios para aumentar a conversão desses contatos”, conclui Fernanda.
Informações:
Adobe Systems Incorporated
RMA Comunicação