Como transformar a experiência do cliente com chatbots

“Chatbots são cada vez mais utilizados para realizar tarefas menores, permitindo que os agentes se concentrem no essencial”. Artigo escrito por Galib Karim.

 

Exemplos recentes como o Jarvis – plataforma criada por Zuckerberg e que permite ao usuário definir lembretes diretamente pelo Facebook Messenger – ou até mesmo a experiência da inteligência artificial criada pela Microsoft – denominada Tay -, demonstram que 2016 está se tornando o ano dos chatbots.

Ainda que existam especulações a respeito de, no futuro, os chatbots substituírem agentes humanos em centrais de atendimento, tudo indica um caminho mais otimista: a automação torna os processos mais rápidos e simples, evitando que várias vezes o usuário do outro lado da linha tenha que explicar seu problema a diferentes agentes e, assim, criar uma experiência mais personalizada.

Partindo do contact-center analógico (com fileiras de agentes lidando com várias chamadas), o cenário atual mostra a evolução para uma central de atendimento com comunicações multicanais, que abrangem os canais tradicionais e digitais.

Conforme as organizações embarcam em iniciativas de transformação digital, torna-se essencial fornecer uma jornada omnichannel em múltiplos pontos de contato e deixar à escolha do cliente a opção de interação que mais se encaixe no seu perfil. Atender essa expectativa não é mais opcional.

Melhor Colaboração

Os chatbots são cada vez mais utilizados para realizar tarefas menores, permitindo que os agentes se concentrem no que é crucial e no que proporciona, de fato, uma melhor e mais pessoal colaboração: o elemento humano para a satisfação do cliente.

Este fator não só irá aumentar a pontuação no CSAT (customer satisfaction score) e os níveis de fidelidade do cliente, mas poderá ajudar no aumento dos níveis de motivação dos próprios agentes, traduzindo-se em redução da rotatividade.

Com uma central multicanal, o maior desafio ao fornecer uma experiência incrível para o cliente é unir cada peça do quebra-cabeça: ligar os vários conhecimentos e as equipes funcionais ao serviço ao cliente, fornecendo novos recursos e funcionalidades que, eventualmente, trabalhem em harmonia para que os clientes tenham os seus problemas resolvidos já no primeiro contato.

Admirável Mundo Novo Digital

A aplicação da inteligência artificial para atingir os objetivos do cliente por meio de experiências imersivas está quase completa. Uma nova evolução já está em curso em alguns fornecedores de tecnologia e os chatbotssão apenas o começo deste admirável novo mundo digital.

Já existe em desenvolvimento a produção de uma persona digital que é inteligente o suficiente para aprender com as experiências, prever as preferências e resolver os problemas dos usuários antes mesmo que eles descubram o que os aflige.

Em última análise, porém, mesmo com a máxima evolução da tecnologia, um elemento será sempre humano: o cliente. A busca por um serviço que aumente sua satisfação, inspire recomendação boca a boca e garanta clientes leais e felizes provavelmente exigirá uma resposta única e humana. Os chatbots e a automação desempenham um papel fundamental nesse serviço, fazendo com que os agentes tenham mais tempo livre para entregar ao cliente o que realmente faz diferença: uma jornada mais humanizada.

Galib Karim é vice-presidente de Vendas da Avaya Americas International