Employee Experience & a importância da experiência do funcionário para o sucesso nos negócios

Especialista em RH explica por que as companhias têm a tarefa de engajar os funcionários e oferecer a mesma experiência fornecida ao consumidor final – ou a employee experience

employee experience

Foto: pexels.

O mundo dos negócios e área de gestão de pessoas tem sofrido mudanças. Antigamente, marcado pela hierarquia de poder, empresários dominavam o próprio negócio, com uma equipe sem voz, que apenas cumpria ordens. Atualmente, com o avanço da era digital, mudanças de comportamento e uma geração engajada em propósitos, o funcionário é a peça mais importante dessa relação.

Nesse novo cenário, pessoas tornaram-se o centro da estratégia das empresas, aumentando a importância dos departamentos de Recursos Humanos.

O que é employee experience?

A chamada customer experience, além de valorizar a experiência dos clientes, desafia companhias à tarefa de engajar seus funcionários com a mesma experiência do consumidor final. Ou, a colocar em prática a employee experience. E não é nenhuma novidade que profissionais felizes trabalham melhor.

De acordo com a pesquisa Global Human Trends, realizada pela Deloitte em 2017, quase 80% dos líderes de RH consideram a experiência do trabalhador como um fator importante para a sobrevivência da empresa. Departamentos de RH têm criado programas e estratégias para melhorar a experiência dos colaboradores, pensando de uma maneira integrada com os negócios. Nesse sentido, funcionários motivados ficam menos doentes, são mais produtivos e permanecem por mais tempo na empresa.

Mas, como motivar funcionários?

Para inspirar os funcionários, é preciso desenvolvê-los de forma integral.  E a especialista em gestão estratégica de pessoas, Claudia Regina Araujo dos Santos, dá algumas dicas para donos(as) de empresas:

  1. Transforme rotinas e se adapte às novas práticas – nem que seja uma vez por semana;
  2. Forneça às equipes internas o mesmo tratamento de excelência que oferece aos seus melhores clientes;
  3. Parabenize funcionários que tenham presença e opinião;
  4. Garanta a transparência dos processos e reuniões;
  5. Utilize a tecnologia ao seu favor, investindo em inovação e criatividade – começando por estímulos visuais;
  6. Entenda quais os fatores que realmente influenciam a vida e a motivação da sua equipe.

“Para trabalhar com todo o potencial do seu funcionário, faça ele sentir-se envolvido em uma cultura integral. Confie na capacidade e esteja interessado em seu crescimento. E não apenas em mais um número para a empresa.” – Claudia

Mais do que um bom salário, as empresas precisam oferecer aos seus funcionários boas experiências que reflitam a imagem que vendem aos consumidores finais.

 


Claudia Regina Araujo dos Santos é especialista em gestão estratégica de pessoas, palestrante, coach executiva e diretora da Emovere You.

Informações: Larissa Teixeira

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