O que as pequenas lojas podem aprender com as grandes mudanças no shoppings?
Não é nenhum segredo que as lojas de shopping tradicionais perderam força nos últimos anos.
Gigantes do e-commerce como a Amazon, Aliexpress e Submarino tomaram uma fatia enorme de participação de mercado. E lojas de shopping simplesmente não conseguem competir em termos de preço. Mas há algo que elas podem fornecer que o e-commerce talvez nunca possa. E eles estão começando a tirar proveito disso.
Essa carta na manga das lojas de shopping é a autêntica experiência de compra. Se você não pode competir com lojas online com base apenas no preço, então você precisa adicionar valor de alguma forma para fazer valer o tempo e o dinheiro do consumidor.
Assim, lojas nos EUA e algumas já aqui no Brasil começaram a adicionar mais valor à experiência de seus consumidores no ponto de varejo. Em vez de tentar preencher cada centímetro quadrado de produtos e mais produtos, eles adicionaram mais restaurantes, lazer, oportunidades de fotos, atividades para crianças e muito mais. Eles estão tentando tornar um dia no shopping em uma experiência de diversão e interação, não apenas um local que você vai para fazer uma compra.
Alguns shoppings ainda estão lutando para fazer essa transição. Mas há aqueles que já estão percebendo algum retorno. Para competir, adicione valor à experiência de compra.
E pequenas lojas de varejo podem aproveitar algumas dessas mesmas lições para aumentar as vendas também. Em vez de tentar competir com lojas de e-commerce no preço – uma competição que, no fundo, você sabe que vai perder – ofereça alguns eventos divertidos em sua loja. Se você pode agregar valor através da experiência, os clientes estarão dispostos a pagar um pouco mais para comprar com você.