Presidente da Publicis e diretora do Carrefour explicam como engajar os consumidores no varejo

“O segredo é entender a mistura de gerações e os diferentes comportamentos”, afirma o publicitário sobre a construção do engajamento no varejo.

Foto via Reprodução/Blog APAS Show

Hugo Rodrigues, presidente da Publicis, multinacional francesa eleita uma das três maiores empresas de publicidade do mundo, e Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour, realizaram-na última quinta-feira, 04 de abril, durante o Congresso de Gestão da APAS Show 2017, uma palestra sobre as melhores práticas para construir engajamento no varejo.

Na ocasião, os especialistas se uniram para abordar a competitividade e a crescente interconectividade nas mídias digitais, que aumentam a expectativa dos clientes para escolher os locais de compra.

“O grande desafio dos tempos atuais é que as redes sociais têm o maior poder de venda de todos os tempos, fazendo com que o consumidor mude cada vez mais rápido e, consequentemente, que a reação de causa e efeito seja extremamente acelerada. Dessa forma, é necessário tomar cuidado com ‘certezas’, porque temos um completo breu sobre o futuro”.

Para ele, o consumidor brasileiro virou ‘commodity’. “A grande sacada é parar de procurar consumidores para os seus produtos, mas, sim, soluções para seres humanos”, argumenta o executivo.

Hugo ainda chama atenção para a necessidade de os varejistas reinventarem o conceito tradicional de loja. A sugestão é que isso seja feito levando em conta a necessidade de maior interatividade do consumidor, que é ágil, flexível e múltiplo.

“Nada voltará a ser como foi e a resistência só atrasa o processo de transformação. Vivemos em um País de otimismo cego e ceticismo amargo. A marca precisa inovar e atender todas as necessidades do ser humano para fazer a diferença, mantendo os aficionados e atraindo a nova geração. O Facebook virou a maior mesa de bar do mundo, em que se fala de tudo, inclusive de marcas, produtos e serviços. Todos sabem que é preciso estar presente nesses ambientes”, observa.

A partir desse gancho, Silvana Balbo apresentou o case do Carrefour, que reitera o propósito de cuidar do consumidor.

“Nossos clientes são os nossos protagonistas. É necessário sermos democráticos, inclusivos e permitir que eles façam a diferença. Cuidar das pessoas significa facilitar a vida delas, gerar afinidade de valores, oferecer excelência no atendimento, tanto na limpeza, quanto nos preços e na redução de tempo de espera em filas. Outro ponto essencial é a interação por meio das plataformas digitais, proporcionando voz ativa ao consumidor para que ele se sinta parte da marca”, conta.

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