MoveCidade: conheça o aplicativo feito a mobilidade urbana
MoveCidade é um novo aplicativo que avalia a situação do transporte público e das ciclovias em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Depois do sucesso do app que transforma infratores em cidadãos comprometidos com a mobilidade urbana, agora é hora de discutir a qualidade dessa mobilidade.
Criado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em parceria com o ICS (Instituto Clima e Sociedade) e o LED (Laboratório de Experimentação Digital) , o aplicativo MoveCidade promete. Disponível para sistemas Android e IOS, ele fornece ferramentas para avaliar questões importantes sobre o sistema de transporte público. Passageiros conseguem consultar pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos dos ônibus, metrôs, trens e ciclofaixas.
Os responsáveis pelo novo app reforçam:
“É necessário a participação e o engajamento com o aplicativo. Quanto mais avaliações registradas pelos usuários, mais presença e força a população ganha para reivindicar melhores condições do transporte público.”
O aplicativo está ativo na cidade de São Paulo, desde novembro de 2016, e acaba de ser lançado no Rio de Janeiro (26 de setembro) e Belo Horizonte (28 de setembro).
COMO O MOVECIDADE FUNCIONA
- Usuários registram avaliações sobre o funcionamento e a manutenção dos transportes públicos;
- Tais avaliações ficam disponíveis para a consulta por outros usuários;
- E contribuem para produzir dados para pressionar o poder público por melhorias.
São avaliadas a qualidade dos ônibus municipais e intermunicipais, metrô, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ciclovias, estações de bicicletas compartilhadas e as rotas de determinados percursos.
COMO O MOVECIDADE TEM IMPACTADO
São Paulo
- Em 10 meses, o MoveCidade recebeu quase 2 mil análises de usuários;
- Numa escala de 1 a 5 estrelas, as pessoas deram média 2,95 pelo serviço de ônibus na cidade de São Paulo;
- A maior reclamação é em relação à limpeza e manutenção dos ônibus.
Rio de Janeiro
- No Rio, as ações de divulgação aconteceram em parceria com a Casa Fluminense, Bike Anjo, ITDP, Meu Rio, MobiRio, Rio como Vamos e Transporte Ativo;
- As intervenções foram realizadas na Central do Brasil, no Largo da Carioca e na ciclovia Pinheiro Machado/Laranjeiras.
Belo Horizonte
- Em BH, as dinâmicas participativas ocorreram na Praça da Estação, na Estação BRT e na Ciclovia do Leste.
— Mobilidade é um direito fundamental, e é preciso que a população se conscientize disso.
Para o Idec, somente pressionando prefeituras e concessionárias é possível conseguir melhorias de um serviço que ainda deixa muito a desejar no Brasil.
• Baixar o aplicativo MoveCidade.
• Sobre mobilidade e a cidade.
Informações: Vera Moreira Comunicação.