3 tendências do Design que as empresas não podem ignorar

De área de criação de produtos e serviços para consumidores à disciplina para solucionar os mais complexos problemas das empresas, o Design entra em novo momento de maturidade, sendo determinante na obtenção de vantagens competitivas aos negócios.

Foto: Gemma Evans

Foto: Gemma Evans

Nesse cenário, a consultoria McKinsey lista três tendências da nova era do Design, ressaltando que as empresas que conseguirem usar-lo não apenas como processo, mas como mindset, sairão vencedoras.

1. Design@Scale

O design deixa de ser apenas responsabilidade do departamento de design, mas de toda empresa: os designers passam a criar regras e sistemas e não apenas interfaces.

[expand title=”Continuar lendo”]Instituições líderes em Digital como a Airbnb e o Governo da Inglaterra já experimentam com sucesso novos modelos de Design@Scale, utilizando repositórios centrais, regras fluídas e governança com distribuição de poder de tomada de decisão. Dessa forma, o papel da área é exponencialmente ampliado na implementação de produtos, interfaces e serviços.

2. Organizações maduras integram

Design estrategicamente: passa a ser institucionalizado na empresa com processos, governança e KPIs. Desenvolver capacidades internas está cada vez mais na pauta estratégica e do board das empresas em todo o mundo.

O pensamento integrado, criativo e habilidades de empatia que os designers trazem são cada vez mais buscadas para entrar em novos mercados tanto quanto promover vantagem competitiva baseada em Customer Experience.

3. Nova fase de Design Thinking e o crescimento do User Experience Design

Nos últimos anos, os desafios de área mudaram radicalmente de produtos físicos para serviços complexos e digitais. Com esta mudança, explode e cresce a disciplina de User Experience Design. O conceito de UX, que agrega a interação entre interface e usuário o lado emocional do usuário, que integra a experiência ao sistema, ganha força.

O desafio para as empresas, portanto, é saber como se posicionar e extrair maior valor do design. Isto significa saber que tipos de problemas a liderança quer resolver e como trazer os profissionais mais adequados para atacá-los.

Grandes frustrações têm ocorrido quando uma área do segmento é montada e capital investido com grandes ambições de transformação e os problemas oferecidos são no nível da interface e vice-versa. Há muito desconhecimento ainda no mercado que precisa ser educado.[/expand]

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