Esqueceram de te falar isso sobre empreendedorismo

Por Otto Mendes

loocalizei-negocios-empreendedorismo-real-significado

Uma pesquisa rápida no Google pelo termo empreendedor coloca o interessado em descobrir o significado diante de 9.960.000 resultados entre definições de dicionários, artigos que vão de “como montar um negócio investindo pouco”“ até ”TOP 5 dos filmes que todo empreendedor deveria assistir”. Mas pouquíssimos destes entregam ao leitor o real conceito do que é empreendedor e sua principal característica.

No geral, o estereótipo de um empreendedor é algo cinematográfico, nosso personagem é aquele cara que, contra tudo e contra todos resolve apostar em uma ideia de negócio em que só ele acredita.

Nas cenas seguintes nosso herói sofre bastante vilões batem a porta em sua cara, ele ouve coisas que não gosta mas, no fim, ele se torna bem sucedido e ganha o reconhecimento de todos. Essa pode ser uma boa trama mas, está bem longe da realidade.

Guy Kawasaki, um dos principais evangelistas dos produtos e da filosofia Apple nas décadas anteriores resume bem o que é um empreendedor, segundo ele:

“Empreendedor não é cargo, é o estado de espírito de alguém que deseja mudar o futuro.”

Essa é a definição perfeita, porque não delimita empreendedorismo apenas ao campo empresarial, alguém com um projeto social pode ser um empreendedor, alguém trabalhando em uma repartição pública ou em um setor de uma empresa também (desde que esteja incomodado com a situação e fazendo algo para levar a coisa para o próximo nível). Se você se encontra em uma situação parecida com alguma dessas, você é um empreendedor.

A construção da mudança que você quer ver passa por três pilares importantes: entender bem o cenário atual, ter uma boa visão da realidade que você quer criar e, principalmente, tomar boas decisões.

Cada instrução que damos,cada curso de ação que definimos, cada resultado que desejamos, começam pela mesma coisa: decisões. Empreendedorismo tem mais a ver com mudar a realidade e com a inteligência de fazer boas escolhas do que simplesmente ter uma empresa. Vá em frente e faça acontecer.

Loocalizei este conteúdo no Medium do Otto Mendes

Deixe seu comentário

comentários